Saneamento

Todos os dias quando acordamos, nós, ao menos, os mais higiênicos,  escovamos os dentes, lavamos o rosto, tomamos banho, trocamos de roupa, depois tomamos outro banho, passamos desodorante, perfume e por aí vai.

Mantemos em certa periodicidade também o fazer a barba, as mulheres a depilação, o corte de cabelo, o corte de unhas, etc.

Ora, se Deus o criador, nos criou a sua imagem e semelhança, me questiono se Adão e Eva manteriam essa preocupação cotidiana no estado original sem pecado.

Creio que não, primeiramente, porque estavam nus, então nem se poderia falar de trocar de roupa. Ademais, o banho deveria ser uma atividade apenas de lazer, pois os corpos eram perfeitos, eternos, e tanto assim, que mesmo depois da queda Adão ainda viveu mais de 900 (novecentos) anos.

Como toda realidade existente no mundo físico reflete uma realidade no mundo espiritual. Creio, que, pelo estado espiritual anterior à queda eles não precisavam realizar todas as atividades acima listadas.

 Após a queda, o mundo físico passa a externar a realidade espiritual do homem caído: SUJEIRA!

 

O ser humano passa a  ser sujo, e a necessitar constantemente de lavar-se, e a própria bíblia é clara quanto a isso (levítico 15:13-18) e então nossas atividades físicas cotidianas passam a refletir a realidade do mundo espiritual.

 De forma que, o ser humano é imundo e contaminado pelo pecado, devendo lavar-se constantemente no sangue puro de Cristo, que nos lava e nos torna mais alvos do que a neve.

 A lavagem de nosso corpo, alma e espírito pelo sangue de Cristo ocorre mediante a confissão de nossos pecados a Ele, diariamente, de minuto a minuto. Pecou, confessou, se arrependeu de coração, e Ele nos lava.

 Ocorre que muitos cristãos após se converterem, de terem experimentado a tremenda lavagem e purificação do Sangue de Jesus que nos faz mais alvos do que a neve, que nos perfuma com o bom perfume de Cristo, que nos coloca vestes novas de louvor e santidade, param por aí.

 É como se não fosse necessário todo dia beber água, quanto mais da água da vida, todo dia comer pão, quanto mais do pão eterno. A lavagem e purificação também.

 Certamente que a lavagem com o sangue de Cristo não possui prazo de validade, mas os nossos próprios atos, nossos próprios pecados, nos mancham.

 

A verdade é:

 I João 1:8

8 – Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós.

 Entretanto:

 I João 1:9

9 – Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.

 

Experimente ficar um dia sem tomar banho, eu sei, muitos de nós já ficamos, não é a sensação mais agradável, alguns por estarem distante de casa, outros, por incrível que pareça( já aconteceu comigo), por preguiça mesmo. É até vergonhoso admitir que já deixei de tomar banho por um dia, por pura preguiça, que me veio pela desocupação em um período da minha vida que cometi essa falta de atitude vergonhosa.

 Enfim, o que quero dizer, é que precisamos nos lavar diariamente, é certo que pecamos todos os dias, por isso, todos os dias também devemos nos arrepender de nossos pecados.

 Alguns possuem preguiça espiritual, as vezes por ociosidade espiritual, é a pessoa que não gasta mais tempo lendo a bíblia, orando, meditando na palavra de Deus e em Seus grandes feitos.

Quando estamos no meio do exercício espiritual, todo o suor, toda a sujeira é expelida, vem à tona da luz de Cristo, e não nos fica oculto, viabilizando-nos tomar uma atitude diante da realidade da sujeira espiritual que passamos a ter consciência que existe em nós, qual seja, CONFESSAR e DEIXAR! (Lembra de 1 João 1:9 ?) Se confessarmos e deixarmos (o pecado) Ele (Cristo) é fiel e justo para nos perdoar E nos(??? Tchananan) PURIFICAR!!! Aleluia! Glória a Deus!!!

 Se um dia sem tomar banho, escovar os dentes, colocar uma roupa nova, passar desodorante é muito ruim, imagine sua vida espiritual. Há quanto tempo faz que você não tem se mexido espiritualmente: Lido a bíblia, orado, confessado seus pecados, pedido perdão a Deus?

 Não se acostume com a sujeira, se você passar muito tempo sem praticar as atitudes básicas de higiene você acaba se acostumando com a condição fétida, asquerosa da podridão. E há tantos há tanto tempo nessa condição que nem conseguem mais perceber que estão podres de sujo. Cuidado!  

Purifique-se no Rio de Água Viva.

Tire a roupa suja, cheia de podridão e mal cheiro, e vista novas vestes de louvor e santidade e passe a exalar o bom perfume de Cristo!

Todos os dias, tão natural quanto tomar banho, escovar dentes, trocar de roupa e escovar os dentes!

 Confesse seus pecados e deixe-os. Se tá difícil deixar, não desista! Todo aquele que cai se levanta! Mas não é pra cair e pedir perdão no chão, não! É pra se levantar, e se cair, ter coragem para confessar a queda, pedir perdão e se levantar novamente até estar bem firmado nos passo de santidade naquela área que tem mais dificuldade, mais pecado. 

Sim, porque é onde estamos mais sujos que devemos nos purificar mais a ponto de exalar o bom perfume de Cristo! Aleluia!

Eu sei que você quer ficar bem com Deus, nós estamos aqui para nos ajudar um ao outro, fortalecer, orar um pelo outro, não desista! 

Saiba no entanto que o único que pode te limpar nessa jornada, é Jesus Cristo:

Isaías 1:18

18 – Vinde então, e argüi-me, diz o SENHOR: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã.

 Bom banho!

Anúncios

2 respostas em “Saneamento

  1. égua Victor, demais esse texto… Me fez refletir, acho que ando um tanto quanto suja! na na hora de tomar banho… Valeeeeu, brother!! Deus te abençoe.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s